O dia 24 junho na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

Confira:

6/recent/ticker-posts

O dia 24 junho na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo



O DIA NA HISTÓRIA

BOM DIA!

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

RONDÔNIA

1914 – Fundada em Porto Velho a Irmandade Beneficente Santa Bárbara, a ser estabelecida em 1916 no bairro do Mocambo (12)

1919 – A Comissão Pró-Saneamento de Guajará-Mirim anunciou a instalação de um Posto de Profilaxia Rural.

1949 - O bispo prelado de Porto Velho, D. João Batista Costa inicia amanhã (24), mais uma desobriga, visitando todas as comunidades do Rio Madeira, até a divisa do Território com o Amazonas.

1956 – Durante um torneio de briga de galos será discutido o projeto de regulamentação dessa prática, a ser obedecido em todos os terreiros galísticos de Porto Velho.

1981 – Acusado de mais de 10 assassinatos, o pistoleiro Antonio Luiz Berto será julgado em Ji-Paraná, e a expectativa é de que, ao final, seja condenado a mais de 100 anos.

1986 – O sertanista Sidney Posuelo lidera uma equipe da Funai, com apoio da Polícia Federal, para investigar denúncias de massacre de índios arredios, numa região de reserva em Colorado.

1990 – PSDB e PTR confirmam seus candidatos a governador, respectivamente o ex-prefeito José Guedes (PSDB) e o deputado Osvaldo Piana (PTR).

HOJE É

Dia de São João, Dia Nacional do Policial e Bombeiro Militares, Dia do Observador Aéreo, Dia Nacional do Caboclo, Dia da Indústria Gráfica, Dia Mundial da Ufologia
Católicos celebram São João Batista, São João e São Festo (mártires da via Salária).

BRASIL

2000 – Morre o geógrafo Milton Santos (n. 1926), um dos grandes nomes da ciência brasileira. 1820 — Nasceu o escritor Joaquim Manuel de Macedo (m. 1882), autor do romance A Moreninha.

MUNDO

1947 — Kenneth Arnold (1915/1984) faz o 1º relato sobre um OVNI, iniciando a ufologia moderna. 

1901 — Abertura da primeira exibição de obras de Pablo Picasso (1881/1973), em Barcelona.

FOTO DO DIA

UMA RUA E 2 PERSONAGENS

“Rua Santos Dumont, entre av. Pinheiro Machado e rua Duque de Caxias, Bairro Caiari em 1968.”, registra no “Rondônia Minha Querida Rondônia o memorialista Luís Claro. Eu vou espichar a Santos Dumont até a Carlos Gomes.
Muitos personagens viveram nos poucos mais de 200 metros que formam a rua em honra ao “pai da aviação”, como a professora Maturina, da 1ª turma de formandas do “Maria Auxiliadora”, mãe dos amigos: Helder e Orlando Júnior.
Ali moraram o médico Renato Medeiros, que foi prefeito de Porto Velho e deputado federal, cassado em 1964. Entre a Duque e a Carlos Gomes o “vizinho” era quem o historiador Francisco Matias chamava de “boa fonte para beber a nossa história”.
Era Esron Penha de Menezes: intelectual, professor, boêmio, testemunha de momentos importantes da nossa história, capitão bombeiro, recrutador da Guarda Territorial, jornalista.
A “boa fonte” também morava ali.
Em tempo: pouco sei sobre outros grandes nomes, por isso restrinjo-me aos que registrei. Alguém que saiba, favor informem.

Fonte: Lúcio Albuquerque

Postar um comentário

0 Comentários