Porto Velho, RO - Rondônia tem mantido o status de menor taxa de desocupação do Brasil, apontado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Uma série de ações do governo do estado como investimento na qualificação gratuita da população com fomento ao empreendedorismo e atração de novos negócios, criaram um avanço de vagas abertas nos municípios rondonienses.
Para os que desejam aproveitar as oportunidades criadas, o governo de Rondônia disponibiliza o serviço Geração Emprego (https://geracaoemprego.ro.gov.br/), onde mais de 4,7 mil empresas estão cadastradas em busca de colaboradores. Atualmente, mais de 2,4 mil vagas estão abertas em diversas áreas como: analista de mídias sociais; eletricista de rede; psicólogo hospitalar; auxiliar de almoxarifado; e zelador em serviços gerais.
CADASTRO
O primeiro passo para quem almeja uma vaga é fazer o registro online no Geração Emprego, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec). Na página inicial, clique em ‘‘Quero trabalhar’’ e em seguida em ‘‘Cadastre-se’’. Na sequência, escolha a opção ‘‘Procuro por oportunidades no mercado’’. Faça o registro do seu número de celular e CPF.
Depois é só preencher o currículo nas categorias: Geral (dados pessoais), Experiências, Graduações, Cursos, Competências, Locais (cidade de interesse em trabalhar), Sobre Mim e Contato.
Foi assim que Gabriel Castro, Pessoa com Deficiência (PcD) visual, encontrou seu atual emprego em uma distribuidora de alimentos. ‘‘Fiz o cadastro no Geração Emprego e em menos de um mês fui contratado. Me surpreendi com a rapidez com que consegui a vaga. É muito bom ter uma plataforma como esta que facilita a nossa procura por emprego.”
REFERÊNCIA
Atualmente, mais de 2, 4 mil vagas estão abertas em RO
O estado registrou aumento de 3% na abertura de novas empresas no primeiro semestre de 2024. Conforme a Junta Comercial do Estado (Jucer) são 13.967 novos negócios. Com tantas empresas, as oportunidades de empregos aumentaram. Rondônia conquistou, em 2023, a menor taxa anual de desocupação do Brasil, com 3,2%.
O feito inédito de liderança da menor taxa de desocupados no país começou no quarto trimestre de 2022, quando o estado alcançou a taxa de 3,1% de desocupados. Desde então, Rondônia tem se sobressaído nacionalmente, com 1ª e 2ª posições.
MENOR TAXA DE DESOCUPAÇÃO POR TRIMESTRE
* 4ª trimestre de 2022 – 1º Lugar – Rondônia (3,1%);
* 1º trimestre de 2023 – 1º Lugar – Rondônia (3,2%);
* 2º trimestre de 2023 – 1º Lugar – Rondônia (2,4%);
* 3º trimestre de 2023 -1º Lugar – Rondônia (2,3%;);
* 4ª trimestre de 2023 -2º Lugar – Rondônia (3,8%);
* 1º trimestre de 2024 – 1º lugar – Rondônia (3,7%)
Fonte: Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Contínua (PNAD Contínua),realizada pelo IBGE
Fonte: Secom - Governo de Rondônia
Fonte: Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Contínua (PNAD Contínua),realizada pelo IBGE
Fonte: Secom - Governo de Rondônia
0 Comentários