Porto Velho, RO - Rondônia tem se destacado no mercado turístico nacional e internacional por meio de uma série de iniciativas promovidas pelo governo do estado, através da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), que visam contribuir para a região – como um destino de referência de belezas amazônicas. O projeto “Rondônia Day Tour – Rondônia para o Mundo“ é o principal vetor dessa estratégia, focando em áreas como: Pesca Esportiva; Etnoturismo; Ecoturismo; Turismo Rural e Gastronomia. Com uma abordagem integrada de marketing e visibilidade, Rondônia vem fortalecendo os vínculos com empresas do setor turístico, tanto no Brasil quanto no exterior, e insere o estado na rota do turismo mundial.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a participação contínua do estado em eventos nacionais e internacionais é fundamental para manter a região em destaque no cenário turístico global, ampliando as oportunidades de desenvolvimento. “Com a participação nos eventos, o governo estimula a exposição da diversidade cultural do estado e as belezas da região, dessa forma, fortalece e evidencia as potencialidades turísticas locais”, ressaltou.
EXPOTURISMO 2024
A ExpoTurismo 2024, realizada em julho; no Centro de Eventos Soraia Vilela do Sesi, em Porto Velho, foi um marco na promoção do turismo de Rondônia. O evento, organizado pela Setur em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Federação do Comercio de Bens Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio), com um investimento de R$ 1,7 milhão, oriundo do Fundo de Investimento e Desenvolvimento Industrial de Rondônia (Fider), reuniu 90 estandes, onde expositores empresariais, gastronômicos e governamentais apresentaram suas ofertas. A ExpoTurismo 2024 destacou Rondônia como um destino promissor turístico, promovendo a integração do setor, que incentiva o desenvolvimento de negócios sustentáveis na região Norte e em todo o país.
MEETING BRASIL 2024
O Meeting Brasil 2024, executado em parceria com mais de 80 empresas do Chile, Argentina, Bolívia e Peru, foi uma oportunidade estratégica para Rondônia se apresentar como destino turístico. Durante o evento, realizado no final de julho, o estado foi destacado entre empresas de receptividade turística, fortalecendo o mailing (lista de contatos com e-mail, nome, endereço, telefone fixo, número do celular e outros dados de pessoas físicas ou jurídicas.) e ainda, estabelece conexões valiosas entre o comércio turístico rondoniense e o mercado internacional.
Rondônia participou do Salão de Turismo 2024, que aconteceu no Rio de Janeiro de 8 a 11 de agosto
SALÃO DE TURISMO 2024
O Salão de Turismo 2024, realizado no Rio de Janeiro de 8 a 11 de agosto, foi uma vitrine para exibir a rica diversidade cultural e as belezas naturais de Rondônia. O evento atraiu mais de 100 mil visitantes, que puderam desfrutar de pratos típicos no Espaço Cozinha Show, como costelinha de Tambaqui com salada de feijão com Tucumã e molho de Tucupi, além de bombons regionais e chips de banana. O público também assistiu a apresentações culturais e de artesanato, com destaque às festas regionais, como a Flor do Maracujá e a Festa do Divino. Sete espaços temáticos, incluindo Etnoturismo, Ecoturismo e Pesca Esportiva, evidenciaram as potencialidades turísticas de Rondônia, consolidando o estado como um destino turístico emergente no Brasil.
A participação no Salão de Turismo 2024 abriu portas para futuras parcerias e investimentos no setor. Os espaços temáticos proporcionam uma experiência completa nas experiências que o estado tem a oferecer, desde a rica herança cultural até as emocionantes aventuras ao ar livre. A participação de Rondônia no evento concretiza uma estratégia de promoção do turismo rondoniense, reforçando o compromisso do governo em tornar Rondônia um destino cada vez mais procurado por turistas de todo o mundo.
CIRCUITO DE PESCA
Em mais um projeto de alinhamento com o “Rondônia Day Tour – Rondônia para o Mundo”, a Setur está em fase de coleta de propostas para a realização do Campeonato de Pesca Esportiva – Gigantes de Rondônia. As inscrições para o chamado público de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) interessadas foram encerradas, e o evento ocorrerá nos municípios de Pimenteiras do Oeste, Costa Marques, São Francisco do Guaporé e Guajará-Mirim. O processo visa garantir a participação ativa de diversas organizações na realização de um evento que valorize a pesca esportiva na região, com parcerias formalizadas, por meio de um Termo de Colaboração.
O superintendente da Setur, Gilvan Pereira destacou sua satisfação em estreitar os laços com empresas e promover o turismo em Rondônia. “Estamos comprometidos em fortalecer o turismo no estado, em consonância com a visão do governo, criando oportunidades e parcerias que elevem Rondônia no cenário nacional e internacional.”
0 Comentários